CERTIFICAÇÃO ISO 9001

CERTIFICAÇÃO ISO 9001

Algumas dúvidas frequentes

Algumas dúvidas frequentes

Algumas dúvidas em relação a exames e preparos podem ser esclarecidas rapidamente no bloco abaixo.
Caso tenha outras dúvidas referentes a preparos e exames, entre em contato conosco através do
fone 14 3202 6374, ou whatsapp 14 98178 0701.

Embora alguns exames, como glicemia ou exames hormonais, sejam preferencialmente realizados pela manhã, não é uma regra absoluta que todos os exames laboratoriais precisem ser feitos nesse horário. O mais importante é seguir as orientações do médico ou do laboratório para cada tipo de exame, que pode envolver jejum, preparação ou horários específicos de coleta.
Se não houver restrições específicas, muitos exames podem ser realizados durante o dia.
Envie a solicitação medica ao laboratório para análise prévia.

A água não interfere no jejum para a maioria dos exames laboratoriais. O que deve ser evitado durante o jejum são outros líquidos que não sejam água (como sucos, chá, café ou refrigerantes), pois eles podem alterar os resultados dos exames, especialmente aqueles relacionados à glicose.
Alguns sim. Portanto, quaisquer que sejam os medicamentos que esteja tomando, avise o atendente antes do exame

A suspensão ou manutenção da medicação no dia da realização dos exames laboratoriais depende do tipo de medicamento e do tipo de exame que você vai realizar. Em geral, não é recomendado interromper o uso de medicamentos sem orientação médica, pois isso pode afetar o seu tratamento e a sua saúde.
Porém, há situações específicas em que o médico pode orientar a suspensão temporária de certos medicamentos antes dos exames para evitar interferências nos resultados.
Consulte seu médico a respeito.

Sim, exercícios físicos podem interferir nos resultados de alguns exames laboratoriais, especialmente se realizados imediatamente antes da coleta. A prática de atividade física pode alterar vários parâmetros do corpo, como níveis de enzimas, glicose, lipídios, entre outros, o que pode afetar a precisão dos resultados dos exames.

Para exames de urina, como o exame de urina tipo 1 (EAS), é importante coletar a primeira urina da manhã ou urina coletada com intervalo mínimo de 2 horas após a última micção.
Antes da coleta, realizar uma antissepsia local com água e sabão. Após higienização, em frasco cedido pelo laboratório desprezar o 1º jato urinário, coletar o jato médio e desprezar o restante no vaso (volume mínimo 10 ml)
Sempre que a coleta não for realizada no laboratório, a entrega da amostra deve ser no máximo 2 horas após a coleta.
Para realização do exame de urina não é necessário jejum.

Fumar antes da coleta de sangue pode alterar vários parâmetros no organismo e interferir nos resultados dos exames, principalmente na Agregação Plaquetária e Curvas Glicêmicas. Para obter resultados mais precisos, é sempre recomendado evitar fumar.

Sim, especialmente o de triglicerídeos. Pequenas doses de bebidas alcoólicas são suficientes para elevar os seus níveis, mascarando os resultados. Por isso, o ideal é, antes da coleta do exame, ficar três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica.

Isso se chama hematoma: extravasamento de sangue para fora da veia. Ele pode ocorrer em determinadas situações, tais como: veias finas, delicadas, com muita pressão; falta de boa compressão no local de punção; e paciente usando algum medicamento que altera a coagulação.

Sim, o caso mais comum são os exames de urina e de fezes. Em geral, recomenda-se esperar e colher fora do período menstrual, se possível.

Abrir bate-papo
Tecnolab
Olá
Podemos ajudá-lo(a)?